Voltar

Trapiche

  • Por: Comunicação Adeturci
  • Em: 10/10/2016
  • Categoria: Lazer
  • Imagens:


As ruínas do antigo Trapiche, edificado no início do século XIX, guardam traços arquitetônicos que remontam à memória do município. Prédio de dois pavimentos, teve uma construção primorosa à base de materiais importados. Sua história se confunde com a da localidade, representando além de um referencial da indústria pesqueira do município, o próprio impulsor mor do desenvolvimento da Barra. Era através dele que se exportavam os produtos da região e se tinha acesso às mercadorias da capital e do exterior. Nele também se encontrava o escritório da Coletoria Estadual.

O antigo porto que tinha armazéns para estocar produtos de exportação e importação e também pontes de madeira que entravam algumas dezenas de metros no estuário do rio Itapemirim para alcançar os navios que não podiam se aproximar sob pena de encalharem próximo das margens.

O velho “Trapiche”, é um precioso patrimônio arquitetônico da segunda metade do século IXX, construído pelo Barão de Itapemirim entre 1860 e 1883, com a finalidade de armazenar os produtos agrícolas para exportação.

Topo