Voltar

Lagoa Guanandy

  • Por: Comunicação Adeturci
  • Em: 15/11/2016
  • Categoria: Lazer
  • Imagens:


A Lagoa Guanandy, ou Lagoa das Sete Pontas, também conhecida como lagoa do Gomes, por encontrar-se na localidade de Gomes, faz parte da APA Guanandy - Área de Proteção criada em 1994, considerada prioritária para conservação por servir de base para estudos biológicos e compor a maior parte do Corredor Ecológico do Guanandy.

A área apresenta importantes remanescentes de restinga, em especial, da mata seca. Com área de 5.242 ha, a APA abriga também o Monte Aghá, pois abrange parte dos municípios de Marataízes, Itapemirim e Piúma. “Guannandy” é uma planta nativa abundante em determinado trecho próximo ao mar, dela os índios extraiam um suco de cor vermelha.

Apesar de apresentar coloração da água naturalmente amarelo escuro, a lagoa é hoje um reservatório natural e serve de abastecimento para os distritos de Itaoca e Itaipava. Margeando a lagoa existe um canal que liga o rio Novo ao rio Itapemirim, que é o Canal do Pinto ou Córrego Comporta, que garante o abastecimento de água durante o verão.

Topo