Voltar

Igreja Nossa Senhora das Neves

  • Por: Comunicação Adeturci
  • Em: 01/10/2016
  • Categoria: Religioso
  • Imagens: Rocio Fotografia


A igreja das Neves, Patrimônio Artístico e Histórico do Espírito Santo, foi construída no Século XVII (entre os anos de 1707 e 1759),  por jesuítas, escravos e índios catequizados.

 

Os historiadores contam que os jesuítas usaram pedra, barro, areia e óleo de baleia para fazer a massa. A imagem da igreja foi encomendada pelos jesuítas e se chamaria inicialmente Nossa Senhora Mãe de Todos os Homens, mas um nevoeiro forte no dia da chegada da imagem provocou a mudança do nome. A imagem de Nossa Senhora das Neves veio de Portugal em 1750.

 

Uma lenda quase contribuiu para o afundamento do altar da igreja tricentenária:  haveria embaixo da fundação do local um tesouro, o que levou muitos a uma busca desenfreada pelo rico tesouro. Sem tesouro, ficou apenas a depredação de um patrimônio artístico e histórico, que felizmente foi restaurado.


A igreja das Neves, Presidente Kennedy

 

No dia 5 de agosto, é comemorado o dia de Nossa Senhora das Neves e em 2016, a festa em homenagem à padroeira de Presidente Kennedy foi realizada entre os dias 27 de julho a 15 de agosto. O evento religioso, que acontece há mais de 100 anos e é um dos mais tradicionais do Espírito Santo, reúne cerca de 50 mil fieis vindo de vários estados do Brasil.

 

No Santuário das Neves, todo dia cinco de cada mês, é celebrada uma missa pela Paróquia Nossa Senhora das Neves, sempre às 15 horas, que conta com a participação de devotos fiéis e assíduos. A programação conta com shows religiosos e celebrações para marcar a data da padroeira.


Com informações de: http://presidentekennedy.es.gov.br/ 

Gostaria de fazer um Tour Virtual pela região ?



Presidente Kennedy

Topo