Voltar

Gastronomia de Marataízes

  • Por: Comunicação Adeturci
  • Em: 02/10/2016
  • Categoria: Gastronomia
  • Imagens: Rocio Fotografia


A gastronomia do município de Marataízes está baseada na cozinha caiçara, onde se destacam o abacaxi, a mandioca, o açúcar mascavo e o melada, além dos frutos do mar. Há centros gastronômicos no centro da cidade e na Lagoa do Siri. Em diversos restaurantes e quiosques, é possível apreciar os pratos típicos de Marataízes como a Moqueca Capixaba, Torta Capixaba, Peroá Frita, Moqueca de Sururu, Goiamum, Siri, Caranguejo, além do Churrasquinho de Peixe e Camarão. Os principais eventos ligados a gastronomia são Festival da Lagosta, Festival de Inverno e Festa do Abacaxi.

O peixe e os frutos do mar merecem evidência por ser o principal polo de pescado de lagosta, lula e polvo do Estado. A Colônia de Pescadores Z-08 "Nossa Senhora dos Navegantes" tem mais de três mil e quinhentos pescadores cadastrados e abastecem os restaurantes com produtos frescos. Um dos pratos mais diferentes é o Jambalaia de frutos do Mara.

A produção de abacaxi também merece destaque, comercializado em feiras, mercados e em caminhões pelas ruas é o principal produto agrícola do município. Está organizada por meio da Associação de Produtores de Abacaxi de Marataízes (Aspama), que tem mais de 2 mil associados dos municípios de Marataízes e Itapemirim, e beneficia mais de seis mil famílias.

Está em andamento o processo de Indicação Geográfica (IG) para o abacaxi de Marataízes. A proteção conferida por uma IG busca preservar tradições locais e diferenciar produtos, geralmente agregando valor a eles, o que facilita o seu acesso ao mercado, além de promover o desenvolvimento regional.

Muitos pratos típicos da cozinha mineira também são difundidos no município. Para quem gosta de um aperitivo não tem igual. Há uma grande variedade de tira-gostos e iguarias: dobradinha, pernil com farofa, coração de boi recheado, torresmo e muito mais.


Gastronomia em Marataízes

Topo