Voltar

Produtores se preparam para concurso de banana e de gado leiteiro

  • Por: Comunicação Adeturci
  • Em: 18/10/2016
  • Categoria: Agroturismo
  • Imagens: Arquivo Secom/PMAC


Alfredo Chaves está nos preparativos da tradicional Festa da Banana e do Leite. O evento que acontece no mês de julho, sempre no parque de exposições da cidade.   

Dentre as diversas atrações que fazem parte da programação, o Concurso de Gado Leiteiro e de Bananas atraem pecuaristas e bananicultores de todo o município para participar das competições e concorrer a prêmios. O concurso de gado leiteiro elege as vacas mais produtivas em três categorias: 60 Kg, 40 Kg, 30 Kg e 25 kg, conforme informações dos organizadores.

Um dos participantes do Concurso de Gado Leiteiro é o Sr. Sérgio Antônio Ofrante, pecuaristas da comunidade de Ibitirui. Possui 20 vacas da raça Girolando que produzem 300 litros de leite por dia. Ele lida com gado há 40 anos e em 2015 ficou entre os vencedores, na categoria livre (60 kg de leite).



Para a qualidade do concurso e para que as ordenhas não sejam prejudicadas, técnicos do Incaper local e membros da equipe organizadora, explica que é importante que animal não estresse e receba cuidados específicos durante toda a semana que antecede a competição. 

Já para o concurso de bananas, são premiados os agricultores que produzirem além do maior cacho, bananas com maior peso e qualidade. Os critérios são bem detalhados por uma equipe técnica composta por membros da Secretaria Municipal de Agricultura e pelo Incaper. Todo os anos participam cerca de 80 produtores. 

O produtor Argeu De Nadai Filho, morador da comunidade de São Bento de Batatal, trabalha com o pai no cultivo da banana Vitória desde 2006, quando recebeu do Incaper mudas clonadas da nova variedade. Possui uma plantação com cinco hectares de banana Vitória, responsável pela produção de 120 toneladas por ano e desde então participa do evento. 

A Festa da Banana e do Leite também oferece diversas atrações, entre shows, competições esportivas, desfile cultural e a esperada ‘Virada dos Tachos’, momento quando serão produzidos perante o público 150 kg de doce de banana e 150 kg requeijão cremoso.

Alfredo Chaves

Topo